Homens reprovados nas "Faculdades Intelectuais"

Entendendo o título: Inteligência=
1. Conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção).


Vou colocar uma matéria que do Observatório da imprensa que explicar por completo o teor do título.

A imagem da mulher na propaganda – especialmente nos anúncios de cerveja – estava a merecer, e não é de hoje, um estudo mais sério. Já era hora de alguém tentar explicar porque beber cerveja só é um prazer completo quando os homens são cercados por mulheres seminuas. Será a cerveja um poderoso afrodisíaco? Ou será que a cerveja torna os homens irresistíveis às mulheres lindas, jovens e de corpo mais que perfeito?
Finalmente o assunto foi discutido pela imprensa, no artigo da socióloga Berenice Bento publicado pela Folha de S.Paulo (quarta-feira, 3/1/2007), sob o título "A cerveja e o assassinato do feminino". Escreve Berenice:
"Há muitas formas de se assassinar uma mulher: revólveres, facas, espancamentos, cárcere privado, torturas contínuas. Mesmo com um ativismo feminista que tem pautado a violência contra as mulheres como uma das piores mazelas nacionais, a estrutura hierarquizada das relações entre os gêneros resiste, revelando-nos que há múltiplas fontes que alimentam o ódio ao feminino.
Como não ficar estarrecida com a reiterada violência contra as mulheres nos comerciais de cerveja? Com raras exceções, a estrutura dos comerciais não muda: a mulher quase desnuda, a cerveja gelada e o homem ávido de sede. As campanhas são direcionadas para o homem, aquele que pode comprar.
Alguns exemplos: uma mulher faz uma pequena dissertação sobre a cerveja para uma audiência masculina, incrédula de sua inteligência. Logo o mal-entendido se desfaz: claro, uma mulher não poderia saber tantas coisas se tivesse como mentor um homem; a mulher é engarrafada, transformada em cerveja; um mestre obsceno infantiliza e comete assédio moral contra uma discípula; ela é a BOA. Quem? O quê? A mulher ou a cerveja?
Todos os comerciais são de cervejas diferentes e estão sendo exibidas simultaneamente. Nesses comerciais não há metáforas. A mulher não é ‘como se fosse a cerveja’: é a cerveja. Está ali para ser consumida silenciosamente, passivamente, sem esboçar reação, pelo homem. Tão dispensável que pode, inclusive, ser substituída por uma boneca sirigaita de plástico, para o júbilo de jovens rapazes que estão ansiosos pela aventura do verão."
A socióloga só é condescendente numa coisa: quando diz que só as mulheres são tratadas como incapazes. Os consumidores de cerveja, na opinião dos publicitários, são pouco mais que imbecis. Eles falam alto, dão muita risada, "babam" com as mulheres seminuas e tomam cerveja, muita cerveja. O que não é, cá entre nós, a imagem que se espera de pessoas inteligentes e capazes de selecionar um produto pelo sabor e qualidade.

Pecados mercadológicos

Esses felizes consumidores vão chegar ao máximo do prazer – depois de consumir hectolitros de cerveja, sem ressaca ou qualquer tipo de mal-estar – consumindo aquelas mulheres lindas – que, aliás, só existem para serem consumidas e dar prazer aos homens.
Tratar as mulheres como produtos de consumo incomoda, é de mau gosto e machista. Mas talvez o que perturbe mais é ver que, na opinião dos publicitários, as mulheres só têm valor quando são "gostosas" e disponíveis. Mulheres que desfilam biquínis sumários na praia com a exclusiva intenção de proporcionar aos bebedores de cerveja um prazer a mais.
Na conclusão do artigo, Berenice Bento coloca uma questão que vai além dos comerciais de cerveja:
"O que pensam os formuladores dos comerciais? Que tipo de mulheres habita seus imaginários? Por que há essa obsessão pelos corpos femininos? Será que eles ainda pensam que as mulheres não consomem cerveja? Não se trata de negar a mulher-consumível, coisificada, pela mulher consumidora, mas de apontar os limites de uma estrutura de comercial que peca inclusive em termos mercadológicos."

Prazer exclusivo

Os "formuladores de comerciais" estão merecendo uma boa análise – ou quem sabe uma temporada no divã. Sem imaginação, parecem acreditar que basta despir as mulheres para vender – inclusive roupa masculina. É o caso, por exemplo, de um anúncio de jeans masculino, anunciado em painéis nas ruas e estradas. Na peça, uma mulher nua (mais uma de corpo perfeito) cobre pudicamente os seios enquanto o homem, ajoelhado a seu lado, começa a tirar a calça.
Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

Agora me respondam vcs acham que realmente essas mulheres acima adquiriram esses belos corpos tomando cerveja?



3 Responses
  1. 1º respondendo a pergunta:
    Nunca que aquele corpinho foi construido a base de cerveja!

    Também sempre achei ridiculas essas propagandas, não só as propagandas. A bebida em sí já inpira um ar completamente imbecil. Acho inclusive que os homens retratados nos comercias são mais inteligentes que a maioria dos consumidores de cerveja, basta passar na porta de qualquer bar e observar.

    E a desvalorização da mulher nestes comerciais passa da linha do inaceitável! Como dito elas se tronam apensa mais um objeto que o homem (de neandertal) irá consumir.

    Existe ainda uma crença muito forte, não só no Brasil, de mulher objeto. E as propagandas de cerveja chegam ao cúmulo do absurdo, pois degradam não apenas a imagem da mulher, mas como também a inteligência humana como um todo.´Pois mostra a falta de capacidade de se pensar em algo mais inteligente, a falta de capacidade de raciocínio da maioria dos consumidores de cerveja.


  2. Monique Says:

    faço minhas as palavras do Guilherme! sem mais...!!!!!!!!!!


  3. Respondendo à sua pergunta: talvez. Já ouviu falar em drunkorexia? =/

    Os homens são uns bobos mesmo...
    Eles as vezes agem como "virgens" babando em cima dessas mulheres... rs...

    Gostei muito do assunto!
    Eu já havia parao para pensar nisso antes.

    Se importa de eu colocar essa matéria algum dia em meu blog também?

    Sucesso para você!
    Beijão!


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